A DIETA METABÓLICA

O Post de hoje trás uma matéria EXCEPICIONAL sobre uma dieta que você provavelmente não conhece e vai considerar muito, muito, muito estranha. Trata-se da DIETA METABÓLICA (Metabolic Diet), ou “DM”, utilizada, criada, desenvolvida e aperfeiçoada pelo médico Dr. Mauro Di Pasquale.

Mauro Di Pasquale é canadense, especializado em medicina do esporte, e auxilia pessoas a perder peso e se manterem em forma há quase 40 anos. Foi atleta de nível mundial por 15 anos e professor da Universidade de Toronto por mais de uma década e, durante sua carreira, tem escrito vários livros e centenas de artigos sobre perda de peso, ganho de músculos, nutrição, em diversos jornais e revistas do mundo todo. Hoje é considerado um dos maiores especialistas em sua área.

Este artigo é um resumo com todos os conceitos importantes da dieta que constam no livro “A SOLUÇÃO ANABÓLICA PARA FISICULTURISTAS – DIETA METABÓLICA DEFINITIVA”.

Trata-se de um importante livro que pode ser comprado em várias livrarias, como Saraiva, Siciliano, etc. Você encontra também na internet a um preço bem acessível.

A DM trata da manipulação da massa corporal magra e da gordura corporal. Isso pode ser realizado por mudanças metabólicas e pela alteração dos hormônios anabólicos (testosterona) e catabólicos (cortisol) do organismo e dos fatores de crescimento (GH).

Porém, é mais do que apenas a melhor maneira natural para se alcançar os objetivos na musculação. Ao duplicar muito do que as pessoas ganham com o uso de ergogênicos e suplementos que modificam a composição corporal (PH’s), a DM é uma alternativa segura, eficiente e natural no uso desses suplementos.

É uma alternativa viável para a perda de gordura e o crescimento muscular de forma expressiva, e sem efeitos colaterais.

 

O QUE É A DIETA METABÓLICA?

Simplesmente a DM é constituída de muita proteína, muita gordura, e pouquíssimo carboidrato. Isso mesmo, ela vai contra tudo o que você aprendeu até hoje sobre alimentação para ganho de massa e perda de gordura.

Lembra-se daquela dieta básica? Batata doce, peito de frango grelhado, ovos e brócolis? Pois então, ela não existe mais.

Os carboidratos foram retirados quase completamente, e as gorduras foram colocadas em seu lugar.

Você pode estar se perguntando: como vou perder gordura comendo muita gordura? Este é um paradoxo muito interessante, que vamos explicar agora.

Quando o seu corpo está abastecido de carboidratos, a insulina tende a ter níveis em seu corpo que flutuam para maior ou menor concentração. Estas flutuações são prejudiciais para seu organismo, pois com elas você acaba retendo muita gordura em seu corpo.

Exemplo

Vamos dizer que você esteja fazendo um OFF pesado, está comendo muita proteína, muito carboidrato e pouca gordura. Vai perceber que em semanas você vai ganhar barriga… Não é mesmo? Tudo bem, você também ganhou músculos, mas ganhou barriga e não vai poder mais tirar sua camisa na praia… Triste não?

A dieta metabólica sugere algo melhor e inovador. Retirando os carboidratos de sua dieta, você mantém os níveis de insulina em seu corpo estáveis e muito baixos, fazendo com que a retenção de gordura seja mínima, assim como a retenção de líquidos.

Além disso, você obriga seu corpo a usar as gorduras como fonte de energia, e não mais os carboidratos. As gorduras possuem forte ação anticatabólica, e protegem os músculos de forma muito mais eficiente do que os carboidratos.

Além de tudo isso, este processo metabólico aumenta NATURALMENTE seus níveis de testosterona e GH, e decresce os níveis de cortisol, simulando assim esteróides anabolizantes em seu corpo. Tudo naturalmente.

E quando você quer definir, o que você aprendeu a fazer? Muita proteína, pouco carboidrato e pouca gordura. Resultado? Perda de gordura e também perda de volume. Você lutou tanto em seu OFF para ganhar músculos, e agora na dieta para perda de gordura, você perde praticamente todo o seu volume!

Com a DM isso não acontece, porque tanto no OFF quanto no ON você estará queimando gorduras. Você cresce seco!

 

COMO FAZER A DIETA METABÓLICA

1) Primeira fase

Comece na segunda-feira.

O principal objetivo da dieta é ter 3g de proteína por quilograma corporal, 30g de carboidratos ao longo do dia, e o restante das colorias totalmente em gorduras.

Por exemplo: uma dieta com 3000kcal para uma pessoa com 75kg deverá ter:

– 225g de proteínas = 75kg × 3g (900kcal)

– 30g de carboidratos (120kcal)

– 900 + 120 = 1020kcal

3000kcal – 1020kcal = 1980kcal somente de gorduras

1980kcal em gorduras representam 220g de gorduras ao longo do dia (1980 ÷ 9).

Lembrando que as proteínas possuem 4kcal por grama, assim como os carboidratos. As gorduras possuem 9kcal por grama.

Então, ficou assim:

– 225g de proteínas

– 30g de carboidratos

– 220g de gorduras

 

Esta dieta deverá ser mantida por 12 dias consecutivos. Vamos chamar este esquema de A.

É preciso ficar muito atento aos valores nutricionais de tudo o que você consome, para não ultrapassar as 30g de carboidratos diárias. Só para efeito de comparação, UM pão francês possui 30g de carboidratos…

Os alimentos que você pode ter em sua dieta seguem na lista abaixo:

 

 

Bife, Salmão, Frango, Anchovas, Oleos, Bacon, Cordeiro, Peru, Queijo, Nozes, Maionese, Semente de Girassol, Salsicha, Camarão, Atum, Ovos, Batata Frita, Sal, Caça, Lagosta, Arenque, Manteiga, Pastrami, Soda Diet.

2) Segunda fase

No dia 13 (sábado) e no dia 14 (domingo), você vai fazer uma recarga de carboidratos. Vamos chamar este esquema de B

Isso significa que você vai poder comer O QUE VOCÊ QUISER. Sorvete? Doce? Pizza? Churrasco com os amigos? Uma cervejinha? Tudo pode!

Logicamente que tudo com moderação, mas o importante é colocar em sua dieta carboidratos simples e complexos em todas as suas refeições e acrescentar 1000kcal a 2000kcal nestes dias em sua dieta.

Mantenha uma proporção calórica nestes dias de 50% para carboidratos, 30% para gorduras e 20% para proteínas. Enfim, em cada um dos seus pratos ao longo do dia deverá ter muito carboidrato, moderada gordura e pouca proteína.

A partir do dia 15 (segunda) você vai voltar à dieta do início e vai permanecer nela por 5 dias, ou seja, em A, (até sexta) e vai voltar a fazer a recarga de carboidratos no sábado e no domingo novamente, B. Este ciclo de 5 dias em A / 2 dias em B deve ser mantido por 4 a 6 semanas, até que seu corpo se esteja completamente acostumado a consumir as gorduras como fonte de energia.

Em resumo:

  • 12 dias de regime inicial
  • 30g de carboidratos por dia
  • 3g de proteínas por kg corporal
  • Consuma um montante calórico igual a 40x o seu peso corporal. Exemplo, para uma pessoa com 75kg, o consumo deve ser de 3000kcal por dia.
  • Passados os 12 dias, faça uma recarga de carboidratos por dois dias.
  • No dia 15, volte com a dieta inicial e faça-a 5 dias (segunda até sexta), e nos próximos 2 dias faça a recarga de carboidratos (sábado e domingo) por 4 ou 6 semanas.

 

3) Terceira fase

Após estas 6 ou 8 semanas, você vai notar que ficou muito musculoso e o melhor de tudo, DEFINIDO. Este é o milagre da DM, você ganha músculos e queima gorduras com uma facilidade acima do normal, porque acostumou seu corpo a usar a gordura como fonte de energia principal, e aumentou os níveis hormonais de seu corpo fazendo com que você ganhasse mais massa muscular, com mais qualidade e densidade.

Está na hora de ganhar músculos agora, ficar gigante… Nesta fase, é natural ganhar também um pouco de gorduras, mas você não vai ganhar muitas, porque seus níveis de insulina continuaram baixos, e você vai fazer as recargas de carboidratos para ganhar massa e mais energia.

Continue fazendo o esquema de 5 dias em A (muita proteína e gordura, 30g de carboidratos) e 2 dias em B (muito carboidrato, moderada gordura, pouca proteína).

O que vai mudar agora é o montante calórico que você vai consumir nos dias em A. Aumente para 55x o seu peso corporal para alcançar o valor calórico ideal. Exemplo, uma pessoa com 75kg deverá consumir nos dias em A um valor próximo a 4125kcal. Nos dias em B deverá também aumentar em 1000kcal e 2000kcal por dia.

Você deve continuar com esta dieta até seu espelho dizer chega. Isto é, até você sentir que realmente ganhou muita massa muscular, e também gordura corpora, e agora precisa definir.

 

4) Quarta fase

Hora de definir. Continue com o mesmo esquema, 5 dias em A e 2 dias em B, no entanto, você vai começar a reduzir o montante calórico diária em 100kcal por dia, até atingir o valor inicial de 40x o seu peso corporal. Exemplo, para uma pessoa com 75kg que começou com 3000kcal, depois fez a terceira fase para ganhar massa com 4125kcal, deverá diminuir a cada dia 100kcal até atingir novamente 3000kcal. Isso vai levar 12 dias no total (para esta pessoa), e deverá continuar neste esquema até sentir-se bem com seu corpo.

Após terminar os cinco períodos, o melhor é voltar com sua dieta habitual por 1 semana, depois começar novamente a DM a partir da primeira fase, com 12 dias de confinamento…

 

QUAIS GORDURAS VOCÊ DEVE USAR

As melhores gorduras para serem usadas em sua dieta são:

Azeite de oliva extra virgem (prensado a frio)

Óleo de prímula

Gorduras vindas das carnes, dos ovos e dos queijos

Gorduras vindas das carnes de porco

Sabe aquela margarina que você usava? Não use mais. As piores gorduras que você pode ter em sua dieta são as hidrogenadas e as gorduras trans. Tenha em sua dieta somente gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

 

RESOLVENDO PROBLEMAS

“Comecei a dieta e estou sentido fome”.

É natural sentir fome nos primeiros dias, não se preocupe. Coma de 3h em 3h e mantenha-se focado em seu objetivo. Nas próximas semanas tudo tende a se estabilizar. Caso não se estabilize, é muito provável que você não esteja consumindo a quantidade calórica necessária.

“Não estou conseguindo fazer a dieta. Sinto-me sem energia”.

Tente acrescentar 30g de carboidratos à dieta e veja se fica bem. Caso não fique bem, acrescente mais 30g somente até somar no total 120g. É muito difícil uma pessoa não se adaptar aos 30g diários, mas caso você seja uma pessoa dessas, faça isso.

“Sinto que estou com intestino preso.”

É natural. Tome um suplemento rico em fibras insolúveis. Cuidado com a quantidade de carboidratos presentes no suplemento.

“Na fase B, sinto que fiquei inchado demais e ganhei muito peso.”

Diminua então a fase B para apenas 1 dia, ou diminua o montante calórico que você está consumindo nestes dois dias. Controle os doces, os açúcares simples em geral.

 

SUPLEMENTOS NECESSÁRIOS

Como a dieta metabólica limita o consumo de carboidratos, o melhor é você comprar um whey protein isolado e usar 45g a 60g no pós-treino com uma dose de BCAA e uma de Glutamina. A Glutamina também deve ser utilizada antes de dormir. Um polivitamínico também é recomendado de 12h em 12h, assim como 1g de vitamina C e 1g de cálcio.

TREINO COM PESOS

O melhor treino, para qualquer dieta, é um treino INTENSIVO. Preocupe-se em trabalhar sempre os grandes grupos musculares de seu corpo. Você pode usar o método de treino atual, ou qualquer outro método, desde que seja focado na intensidade.

TREINO CARDIOVASCULAR

Aliando a dieta metabólica a um treino cardiovascular na semana você vai conseguir definição máxima, acredite.

Na terceira fase, limite a atividade para apenas 3x na semana. Na quarta fase aumente para 7x na semana.

Como você já sabe, o melhor treino cardiovascular para queimar gorduras é o HIIT na bicicleta ergométrica ou na esteira, em jejum, por 20min ou 30min.

CONCLUSÕES

A proposta da DM é fazer com que você tenha um máximo ganho de massa muscular magra, e uma perda de gordura máxima também.

Ela é ideal para fisiculturistas, pessoas que querem perder gorduras rapidamente, e amantes da musculação, uma vez que aumenta os níveis dos hormônios no corpo, de forma natural, e reduz drasticamente as gorduras e hormônios que catabolizam a massa magra.

Caso você tenha interesse em começar esta dieta, é muito importante que você entenda o que está colocando em seu prato, a quantidade calórica exata de cada refeição, e o mais importante, o quanto de carboidratos você está realmente comendo no dia. Lembre-se, um copo de refrigerante pode colocar sua dieta abaixo…

É de extrema importância também que você compre o livro, porque este artigo é apenas um resumo para que você entenda a dieta e possa começar imediatamente.

Algumas passagens importantes do livro não foram citadas, para proteger os direitos do autor.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.