Com a crise econômica que assola nosso país, muitas pessoas deixaram de frequentar academias alegando que esse é um gasto desnecessário e que pode ser evitado – mas sabemos que não é bem assim – e por não irem a academia, voltam a ser sedentários, afirmando que não tem condições financeiras para voltar as atividades físicas.

Entretanto, sabemos que isso não é totalmente verdade, pois, se você tem um tênis, você pode tranquilamente praticar corrida e caminhada em um parque ou mesmo na sua rua.

Se você correr por ao menos 50 minutos diariamente, você já sentirá os efeitos benéficos que a corrida pode fazer em sua vida.

Corrida e caminhada

A caminhada é uma das primeiras coisas que as crianças fazem durante seu desenvolvimento e o principal método de locomoção mais básico entre os adultos.

O corpo do ser humano é estruturado de forma que o movimento do pé é recebido com pouca resistência, permitindo que haja facilidade e eficiência durante a locomoção, porém, a prática da caminhada não é suficiente para exercitar grupos musculares pequenos, que exigem maior intensidade de movimento.

Por isso, a caminhada é indicada para pessoas que estão começando a modalidade esportiva de corrida, pois com a caminhada o atleta começa a adquirir resistência e força para começar a correr.

A corrida permite que todos os grupos musculares sejam exercitados de forma mais intensa, com a corrida é possível observar seus efeitos de forma mais pronunciada, evidente e rápida.

Assim sendo, é sim possível ganhar massa muscular com caminhadas e corridas, obviamente você não ficará com o corpo daqueles atletas que praticam musculação, pois o estímulo que o músculo recebe é diferente.

Geralmente os atletas que praticam corrida ou caminhada tem o corpo mais esguio, são magros, mas com os músculos visivelmente definidos, porém, sem volume.

Veja agora uma descrição básica de como os músculos daqueles que praticam corridas e caminhadas tende a ficar.

Corrida e Caminhada

  • Músculos da panturrilha

A partir do momento que você começa a caminhar ou a correr, um dos primeiros músculos a ser ativado para a movimentação são os músculos da panturrilha, que irá impulsionar o corpo para a frente no movimento de andar.

O calcanhar é outra região essencial para a caminhada, pois ele que irá ajudar no controle dos passos dados, além disso, ele também atua como ponto de partida a cada passo, ajudando a impulsionar o corpo para frente, enquanto você rolar para fora o seu pé de volta no começo de cada etapa da caminhada.

Quando você começa a correr, esse impacto é ampliado, aumentando assim o estimulo na musculatura dessa região, levando ao aumento da resistência e da massa muscular.

  • Coxa e glúteos

Durante a corrida ou a caminhada, os músculos que serão mais exigidos devido sua capacidade de força são os isquiotibiais e do quadríceps.

Esses músculos não irão oferecer o impulso para que os músculos dos calcanhares atuem, mas eles serão responsáveis por ajudar a puxar a sua perna através do tranco, enquanto estabilizam seu corpo.

O glúteo máximo ou nádegas, tem um papel semelhante ao isquiotibiais e o quadríceps na corrida ou caminhada, no qual eles serão contraídos para assim poder puxa a perna dianteira para debaixo de seu corpo.

Durante a corrida ou a caminhada, todos esses movimentos irão se repetir continuamente, inúmeras vezes, e quanto mais tempo de corrida e experiência, mais velocidade você irá adquirir, e os músculos trabalharão com mais intensidade e força, atuando inclusive na musculatura das costas.

  • Costas e os músculos centrais do corpo

Corrida e Caminhada 3Os músculos que estão localizados em nossas costas são essenciais para a nossa capacidade de equilíbrio, isso é tão verdade que os bebês só começam a aprender a caminhar quando esse grupo muscular estão completamente desenvolvidos, permitindo assim que esse possa se equilibrar mantendo dessa forma seu corpo na posição vertical adequada.

Além disso, são os músculos das costas que permite que possamos manter a postura correta tanto no dia-a-dia, quanto durante a corrida e a caminhada, determinando assim a facilidade com que os passos serão dados, isso porque a má postura vai contra a mecânica do pé naturais do seu corpo e pode tornar mais difícil para andar.

Os músculos centrais do corpo são outro grupamento muscular que auxilia na estabilização do tronco, evitando que haja má postura provocando o retardamento da marcha durante a corrida ou caminhada, e podendo acarretar em lesão nas costas.

Conforme você começa a desenvolver o hábito da corrida e caminhada de forma constante em sua vida, e começa a associá-la com um alimentação saudável, os músculos tende a ficar mais definidos e modelados.

A partir do momento que você começa correr e caminhar em terrenos acidentados, no qual o equilíbrio é exigido a todo o instante, esses grupos musculares são ainda mais trabalhados, e sua definição ocorre de forma mais acelerada.

Mas atenção! Só corra em terrenos acidentados quando tiver experiência suficiente na prática de corrida e caminhada, pois, o risco de lesões principalmente no joelho pode ser grande.

  • Músculos dos braços e ombros

Apesar de não parecer, os braços e ombros também são bastante exigidos e trabalhados durante a corrida e caminhada, isso porque o balanço natural que os braços e ombros realizam durante a realização desses movimentos, contribui com o equilíbrio do corpo, economizando energia e ajudando a ganhar mais velocidade durante a caminhada ou da corrida.

Dicas importantes

  • Aquecimento

Antes de começar a realizar qualquer atividade física, inclusive corrida e caminhada, é fundamental e indispensável que se alongue todos os músculos do corpo, além de fazer um aquecimento. Isso é importante porque pode evitar lesões graves na musculatura e nos ossos.

Na internet encontramos diversas vídeo-aulas ensinando a fazer um bom alongamento pré-treino, quanto ao aquecimento, fazer algumas flexões, agachamentos, e abdominais é o suficiente para que o corpo entenda que irá começar a se movimentar.

  • Alimentação

Em hipótese alguma saia para fazer corrida e caminhada sem antes se alimentar. A ingestão de alimentos é essencial para dar energia, e fazer com que o corpo use os depósitos de gordura do corpo como fonte de energia e calorias a serem utilizadas de forma correta.

Uma alimentação balanceada é fundamental para que haja um melhor desempenho durante a corrida ou caminhada, além de ajudar no controle do peso e a manter a saúde em dia.

Caso sinta necessidade de usar suplementos alimentares, consulte um médico ou nutricionista, pois eles saberão qual o melhor suplemento a ser utilizar para a prática de corrida e caminhada.

  • Estilo de vida

Corrida e Caminhada 2Quando você começar a praticar corrida e caminhada, você sentirá uma necessidade grande de mudar o seu estilo de vida, então possivelmente, você irá parar de fumar e beber, ou seja, esse é mais um dos benefícios da prática dessa modalidade esportiva.

A corrida e a caminhada são modalidades esportivas de alto impacto, portanto, o recomendado, assim como em outras modalidades esportivas, que antes de iniciar a prática desse esporte, você consulte um médico cardiologista, um ortopedista e um fisioterapeuta, com o objetivo de analisar sua postura e dessa forma, examinar qual o impacto esse esporte terá sobre seus ossos, articulações, coluna, entre outras regiões do corpo.

Agora coloque seu tênis e comece imediatamente a correr e caminhar!

 

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.