O crossfit foi criado em 1995, pelo americano Greg Glassman, que fundou um ginásio para que ele pudesse desenvolver a técnica. Basicamente, o crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico que permite que o atleta desenvolva resistência cardiovascular, respiratória, muscular, força e precisão, entre outras vantagens.

O crossfit é um esporte que foi desenvolvido para aquelas pessoas não gostam da rotina de musculação que as academias tradicionalmente possui, por essa razão o princípio desse esporte é aliar exercícios que trabalham toda a parte muscular do corpo com um intenso treinamento cardiovascular.

A prática do crossfit foi tão aceita pelos americanos, que hoje em dia, a técnica é aplicada no treinamento de policias e bombeiros no país.

Realidade sobre o Treino 

Antes de qualquer coisa, um detalhe precisa ficar claro, pois há pessoas que pensam que o crossfit leva ao emagrecimento e o ganho de massa muscular de forma rápida, mas isso depende do empenho e disciplina de cada pessoa, pois os resultados obtidos serão exclusivos da dedicação do atleta.

Por exigir tamanha dedicação e disciplina do atleta, cada vez mais adeptos vem aderindo a prática do crossfit pelo mundo e as academias vem se especializando cada vez mais nessa modalidade.

Isso porque quando os atletas veem os resultados obtidos através dos treinamentos, ele acaba por gostar dos resultados e mudando seu estilo de vida, aderindo a uma alimentação mais regrada e saudável, para dessa forma, complementar os resultados positivos da associação das duas práticas: crossfit e alimentação.

A prática dos exercícios do crossfit não leva apenas ao emagrecimento e a definição muscular, quando o atleta se dedica realmente a modalidade, ele percebe que a cada aula é capaz de superar um novo obstáculo pessoal, tornando assim o crossfit não apenas um esporte, mas um estilo de vida.

O treino

O treino de crossfit é formado por três etapas básicas: o aquecimento, a execução de movimentos repetidos para que dessa forma, o atleta possa sentir segurança com relação aos movimentos que serão realizados e o WOD (Workout of the day), ou o treino do dia, em português.

Durante o WOD que você irá gastar mais energia, pois nessa fase, você irá executar uma série de exercícios no menor tempo possível. Esse, é um dos segredos do crossfit, não existe um tempo determinado para concluir o treinamento, ele pode ser concluído em alguns minutos, desde que sua execução aconteça com precisão, segurança e agilidade.

O que diferencia o crossfit das outras modalidades existentes nas academias, é que o treino muda todos os dias, ele nunca se repete, e isso elimina a rotina maçante dos treinos de musculação.

Todos os exercícios do crossfit trabalham todos os grupos musculares, pois, as séries são realizadas com a associação de movimentos como agachamento e levantamento de peso, realizados em sequência e dentro de um circuito que envolve movimentos que vão desde se pendurar e subir em uma corda a fazer flexões no menor tempo possível.

O início

Se você está interessado em começar a treinar a modalidade crossfit, inicialmente, você precisa procurar uma academia que seja especializada e que tenha professores credenciados pela central americana de crossfit.

Essa modalidade é levada tão a sério, que o professor habilitado recebe um certificado de treinador que muda conforme ele avança em seus níveis de especialização na área, ou seja, o número de cursos especializados que ele realizou ao longo do tempo.

Em grandes cidades e capitais, é fácil encontrar academias credenciadas que podem dar aula de crossfit, isso porque a busca por essa modalidade é cada vez maior, entretanto, em cidades menores e no interior, a busca ainda não é tão crescente, então é mais difícil de encontrar.

Crescimento do Crossfit

Mas o crossfit vem aumentando o número de adeptos exponencialmente, o que leva ao aumento da popularidade de sua prática, e consequentemente da demanda por mais academias que possuem esse tipo de treinamento.

Um detalhe importante, é que as academias de crossfit são desprovidas de espelhos ou qualquer outro tipo de demonstração de culto ao corpo. Na verdade, geralmente o ambiente é bastante rústico, possuindo apenas os equipamentos necessários para a prática, nada luxuoso. Não que não exista academias mais requintadas, mas no geral, o estilo padrão das academias de crossfit é básico, contendo apenas o essencial.

Muitas academias aceitam que o futuro atleta de crossfit faça uma aula experimental para ver se é aquilo mesmo que ele quer fazer, portanto, basta agendar uma aula na academia de sua preferência e tirar suas próprias conclusões.

Essa primeira aula será acompanhada de um pequeno curso que irá determinar quais serão seus objetivos, além de uma demonstração básica dos movimentos executados nos WODs.

Como a academia de crossfit não trabalha com o culto ao corpo, você não será discriminado, caso seja gordo demais, ou magro demais, velho ou novo, o importante nessa modalidade é a dedicação e disciplina para dessa forma, superar os obstáculos pessoais.

Vantagens

  • Resistência cardiovascular

Os treinos de crossfit exige muito trabalho cardiovascular, fazendo com que o coração trabalhe mais rápido, bombeando sangue para todo o corpo e oferecendo diversos benefícios para a saúde, como por exemplo, melhora da respiração.

  • Funcionamento do corpo

Como qualquer outra prática esportiva, o crossfit ajuda na aceleração do metabolismo do atleta, auxiliando na queima de gordura corporal e melhorando a resposta do organismo contra patógenos ou qualquer tipo de infecção.

  • Perda de gordura e aumento de força

O treinamento de crossfit exige muito do atleta durante os exercícios físicos, tanto na questão de força muscular, quanto na questão cardiorrespiratória, assim, apesar de muitos não admitirem ou afirmar que o emagrecimento e o ganho de força muscular são resultados secundários do treinamento, é visível para aqueles que praticam essa modalidade que essas alterações acontecem em um curto espaço de tempo, o que deixa seus praticantes mais contentes e animados para continuar os seus treinos.

  • Energia para treinar 

Com a prática constante do crossfit, a tendência é que em um curto espaço de tempo você se torne um atleta, e comece a competir, devido ao fato de você acabar adquirindo mais resistência física.

Além disso, ações como dormir e acordar são mais simples, pois você terá mais disposição independente da hora do dia.

  • Quem pode praticar?

Como já foi dito anteriormente, a academia de crossfit não tem barreiras ou preconceitos, qualquer um pode ser atleta dessa modalidade, basta querer.

Os galpões onde as aulas de crossfit são realizadas, são desprovidas de espelhos, assim ninguém irá se incomodar com aqueles atletas que ficam “namorando” seus músculos. Além disso, há muito respeito e parceria no ambiente de crossfit, ou seja, ninguém fica tirando sarro do outro, na verdade os mais experientes tendem a auxiliar os novatos.

DESVANTAGENS

  • Atenção durante os exercícios

Como falamos no começo desse post, é importante que tanto a academia quanto os professores sejam credenciados pela central americana de crossfit, e a razão é bastante óbvia, como essa modalidade exige movimentos constantes e intensos, é preciso que haja uma pessoa realmente especialização para supervisionar os seus movimentos evitando assim que ocorram lesões musculares.

  • O começo

Um outro fator considerado como desvantagem, é que o crossfit é uma modalidade considerada bastante difícil, principalmente para pessoas que são sedentárias, pois, as aulas são muito cansativas no começo, as dores no corpo podem te fazer desistir.

Mas isso não é motivo para desistir, não é mesmo? Agora é só colocar um tênis e uma roupa confortável e correr para a academia.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.