Hoje em dia é cada vez mais comum, profissionais do cinema passarem por mudanças repentinas para representar determinado papel nos filmes. Mais recentemente o ator Matthew Fox teve que perder 18 kg com um regime rigoroso e prática de musculação que mudaram seu corpo totalmente em apenas 6 meses.

Mas como pessoas podem mudar tanto em pouco tempo? Quando especialistas afirmam que é preciso anos de prática para definir ou aumentar a massa muscular? Antigamente era comum que profissionais focassem apenas no condicionamento físico, esquecendo totalmente a importância de uma dieta balanceada como fator chave para o desenvolvimento corporal.

Muitos procuram um corpo saudável e com um alto índice de massa muscular. No entanto, essa não é uma tarefa fácil, principalmente se você quer fazer isso rápido e com saúde. Por isso, separamos algumas dicas que irão o ajudar no processo de adquirir massa muscular rápido, sem prejudicar sua saúde ou seu metabolismo.

Como é a dieta para ganhar massa muscular rápido?

 

A dieta para ganhar massa muscular rápido funciona com base em um princípio muito simples: focar em uma alimentação adequada e exercício físico. Para isso, você deve consumir mais calorias do que gastar, aumentar a quantidade de proteínas em sua alimentação, além disso, é importante treinar regularmente e escolher exercícios que exijam bastante da sua massa muscular, assim, seu organismo intensifica o foco nela.

 

1. Consumir mais calorias do que gastar

 

Um dos pontos mais básicos de uma dieta para ganhar massa muscular rápido é consumir mais calorias do que gastar. Desse modo, as calorias que estão em excesso, unidas a um treino eficaz, serão transformadas em músculo. Mas, para isso, lembre-se sempre de calcular a quantidade ideal de calorias para você.

alimentos para ganhar massa muscular

2. Não fique muito tempo sem comer

 

Outra dica importante é não ficar muito tempo sem comer. A prática de pular refeições faz com que você não atinja o número de calorias ideal. Além disso, pode ocasionar a perda de massa magra por causa do catabolismo. O ideal é que sejam feitas pelo menos 6 refeições por dia, dedicando atenção redobrada para o café da manhã, pré e pós-treino, pois é nesses momentos que o consumo energético deve ser maior.

 

3. Beber bastante água

 

Beber bastante água é muito necessário quando se quer ganhar massa magra rapidamente, pois, sem ela, o processo fica lento e mais difícil. Mas não adianta apenas beber água, é preciso beber a quantidade recomendada para seu peso. Para cada quilo que uma pessoa possui, deve-se consumir pelo menos 35 ml de água. Ou seja, uma pessoa com 80 kg precisaria beber 2,8L. Mas lembre-se que nessa quantidade não estão inclusas bebidas industrializadas ou açucaradas, como bebidas alcoólicas, sucos industrializados ou adoçados, refrigerantes e chás artificiais.

 

4. Consumir mais proteínas

 

Aumentar o consumo de proteínas é necessário para permitir o crescimento muscular. A dica é distribuir os alimentos fontes de proteína ao longo do dia. Esses alimentos são encontrados na forma de carnes, peixes, queijos, ovos e muitos outros alimentos. Além disso, caso você esteja evitando carne, é possível encontrar proteínas em alimentos vegetais, como feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e outros. Se esse consumo proteico não for suficiente, pode ser necessário tomar suplementos, como Whey Protein ou caseína.

 

5. Consumir gorduras boas

 

Ao contrário do que se imagina, em uma dieta para ganhar massa muscular o consumo gorduras boas ajuda a reduzir a gordura do corpo. Você pode encontrar essas gorduras boas em alimentos como as castanhas, amendoim, atum, salmão e muitos outros. Além de ajudar na queima de gordura, esses alimentos serão benéficos para o funcionamento do seu corpo de maneira geral, mas evite consumir em exagero.

 

Cardápio para aumentar massa muscular

 

O cardápio de uma dieta para aumentar massa muscular varia bastante de acordo com cada um e sua intensidade de exercícios. Mas a tabela abaixo inclui um cardápio útil para quem procura ganhar massa muscular e perder gordura. No entanto, lembre-se de procurar um nutricionista para conferir se você irá precisar de uma dieta mais específica ou de suplementos.

 

Refeição: Opção 1 Opção 2 Opção 3
Café da manhã 2 fatias de pão integral com ovo e queijo + 1 xícara de café com leite 1 tapioca de frango + 1 copo de leite com cacau 1 copo de suco sem açúcar + 1 omelete com 2 ovos e frango
Lanche da manhã 4 unidades de biscoito integral com patê

e 1 fruta

1 suco de uva natural + semente de chia 1 banana amassada com aveia + 1 colher (sopa) de pasta de amendoim
Almoço/Jantar 4 colheres (sopa) de arroz + 3 colheres (sopa) de feijão + 150g de patinho grelhado + salada 1 posta de salmão + purê de batata doce + salada refogada com azeite Carne moída com macarrão integral e molho de tomate + 1 copo de suco
Lanche da tarde 1 sanduíche integral de frango com requeijão 1 vitamina de fruta com 1 colher (sopa) de pasta de amendoim + 2 col de aveia 1 pote de iogurte natural + 3 colheres (sopa) de granola + 2 colheres (sopa) de mel puro

 

como ter uma alimentação saudável

Alimentos Benéficos Aos Músculos

 
Carne – Bovina

Apesar de possuir a pior gordura é o alimento mais rico em proteína, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 vezes na semana. Procure comer partes mais saudáveis e menos propensas a terem gorduras. Fale com um especialista que possa determinar as mais indicadas para uma alimentação adequada com aporte na carne bovina.

Carnes Brancas – Frango ou Peixe

O diferencial da carne branca é a diminuição de gordura e óleos benéficos como o ômega 3, presente no peixe. Assim como a carne vermelha procure usar ao menos 2 vezes na semana

Massas

A macarronada também possui grandes fontes de proteína. Ainda mais se vier acompanhada de carne moída e queijo. Mas procure evitar alimentos como pães e bolos. Caso sinta vontade de comer estes alimentos procure comer pães integrais e torradas dites.

E para finalizar! Beba bastante água, manter um corpo hidratado, durante treinos é comum a perda de líquidos e sais. Portanto procure beber sucos, vitaminas e água pura para manter a elasticidade da pele e aparência jovem da pele.

 

alimentação para ganhar massa muscular

 

Últimas Dicas Para Ganhar Massa Muscular

A melhor dieta é balancear entre os alimentos e sempre manter a regras das 6 refeições para evitar passar fome ou a necessidade de comer desregradamente. Conte sempre com ajuda de profissionais competentes e esteja com frequência monitorando os resultados com um médico,  nutricionista e o personal trainer da academia que frequenta.

 

Aproveite as dicas e bons treinos!

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.