Conforme as pessoas vão adquirindo o hábito do treino e da prática de atividade física, depois de um certo momento ela percebe que a prática de esportes não é mais suficiente para suprir algumas necessidades. Como por exemplo, dar energia para a realização dos exercícios. Por essa razão esses atletas e praticantes de atividades físicas, cada vez tornam-se mais conscientes dos benefícios que a nutrição esportiva é uma grande aliada desse público.

A partir do momento que o atleta cuida de sua alimentação, seguindo o padrão da nutrição esportiva, e a associa a atividade física, ele não só mantem a sua saúde em ótimas condições, mas também preserva sua composição corporal. E isso favorece o funcionamento das vias metabólicas associadas a atividade física, e como consequência, ocorre o armazenamento de energia. Isso faz com que o atleta adquiria mais resistência durante seus treinamento. Pois seus músculos demoram mais para alcançar o estágio de fadiga. Além disso, a nutrição esportiva contribui para se obter hipertrofia mais rapidamente, bem como ela irá auxiliar na recuperação de lesões ou traumas que possam ter sido causados pelo exercício.

Nutrição e Intensidade do Exercício

Nutrição EsportivaA nutrição esportiva está relacionada não apenas a modalidade esportiva realizada pelo atleta ou praticante de atividade física, mas também à intensidade e duração da atividade. Sempre considerando algumas variáveis, tais como a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com sua composição corporal e com o gasto energético do esporte praticado.

Por essa razão, a falta de atenção na composição alimentar, pode interferir no rendimento durante uma competição ou mesmo em seus treinamentos podendo gerar problemas de saúde, em alguns casos graves, decorrentes da prática esportiva, por exemplo, os treinos constantes e competições podem causar desgastes e estresse para os quais o corpo pode não estar preparado para tamanha intensidade.

A nutrição esportiva pode e deve ser considerada algo fundamental para o bom desempenho em qualquer modalidade esportiva, independente se o atleta é profissional ou não. E por essa razão a nutrição esporta é tão importante, já que com o acompanhamento adequado ela será balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes essenciais para organismo, e é com esses cuidados que o corpo irá realizar suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produz energia para realizar suas atividades diárias, e não apenas aquelas voltadas para a academia.

Nutrição Esportiva e Musculação

 

 

Como nosso organismo trabalha

O organismo utiliza diferentes fontes de energia – glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Nos exercícios mais intensos e rápidos, como corrida de velocidade ou levantamento de peso, o organismo usa basicamente a glicose como combustível para os músculos, proveniente do armazenamento de glicogênio. Nos esportes intermitentes e de menor intensidade, como basquete, futebol e corrida, o organismo também solicita a glicose como fonte de energia, porém a gordura é predominantemente oxidada como fonte de energia. “a dieta deve oferecer quantidades calóricas ideais para cada tipo de metabolismo utilizado no esforço e ainda distribuir carboidratos e proteínas de forma a garantir a produção de energia e a recuperação muscular”.

Cada pessoa responde de diferentes formas a diferentes estímulos, por exemplo, algumas pessoas emagrecem mais rápido do que outras que fazem a mesma dieta, devido a diferença da resposta metabólica de cada indivíduo, e para aqueles que praticam atividades físicas, o raciocínio é o mesmo.

Comportamento do Organismo nas Atividades Físicas

Assim, durante a prática de esportes, independente da modalidade, o organismo apresentará diferentes demandas por vitaminas e sais minerais que regulam seu metabolismo favorecendo a resposta do corpo com relação tanto aos exercícios quanto a resposta a nutrição esportiva.

Por essa razão, quando se desenvolve uma dieta baseada na nutrição esportiva, é importante considerar a função antioxidante de alguns alimentos além de outras substâncias que tem a capacidade de otimizar o desempenho do atleta, um exemplo são os ergogênicos – também conhecidos como suplementos alimentares, pois, dependendo da atividade, o organismo vai exigir diferentes fontes de energia do alimento.

Um outro exemplo, que é utilizado por nutricionistas esportivos, é o consumo de gordura nos casos em que ela é utilizada como um como substrato energético em atividades de longa duração que dão prioridade ao metabolismo aeróbico, porém com intensidade moderada.

Já para os atletas de elite, que realizam exercícios físicos de alta intensidade e com curta duração, como é o caso da musculação, por exemplo, em que predomina o metabolismo anaeróbico, o nutricionista esportivo poderá recomendar uma dieta com muito mais carboidrato como substrato energético.

Nutrição Esportiva e Saúde

Quando o atleta ou esportista  segue à risca as orientações de nutrição esportiva dadas pelo nutricionista esportivo, ele conseguirá não apenas manter sua saúde, mas também melhorar sua composição corporal, acelerar o funcionamento das vias metabólicas associadas à atividade física, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular) reduzindo a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuir para o aumento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.

Para que uma dieta baseada em nutrição esportiva seja eficiente, ela precisa ser equilibrada e diversificada, contendo todos os grupos alimentar e priorizando alimentos destinados ao objetivo, seja ela o emagrecimento ou o ganho de massa magra, por exemplo.

Para se fazer uma dieta bem sucedida, baseada na nutrição esportiva, é preciso que o atleta ou praticante de atividade física consulte um nutricionista esportivo qualificado, pois ele que a partir da análise do histórico da saúde da pessoa, anamnese, avaliação corporal e exames laboratoriais, poderá indicar com maior precisão a melhor dieta. Isso porque o objetivo aqui não é apenas a questão estética, mas sim a saúde do atleta ou esportista, seu desempenho e, consequentemente, a estética.

Na elaboração de uma dieta esportiva para o desportista deve-se levar em consideração todos os aspectos acima e, especialmente, suas necessidades fisiológicas com relação ao gasto energético para que possa suportar o esforço físico, sem o risco de passar mal, ou não alcançar o objetivo desejado. Além disso, quando um atleta procura um nutricionista esportivo, ele considera na elaboração da dieta os hábitos, a condição física, as intolerâncias alimentares, entre outros fatores, que também fazem parte desse leque de critérios necessários para um profissional nutricionista aplicar uma conduta adequada.

A importância de se consultar com um nutricionista esportivo, ocorre em função de fatores, tais como:

  • Sexo
  • Idade
  • Peso
  • Estatura
  • Patologias (hipoglicemia, diabetes, cálculo renal, obesidade, pressão alta, e outras doenças metabólica ou não metabólicas)
  • Modalidade esportiva
  • Duração de prova/competição ou treinos
  • Fase em que o atleta se encontra (treinamento, competição ou pós-competição)

Nutrição Esportiva e Perfomance

Assim sendo, é fato que uma orientação nutricional personalizada e bem orientada, associada a um treinamento bem elaborado e supervisionado por profissionais devidamente capacitados. Proporcionarão ao atleta ou praticantes de atividade física, grandes conquistas com excelentes resultados.

A nutrição esportiva é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva, independente da experiência da pessoa que a pratica, mas para que isso aconteça ela deve ser balanceada, completa e bem orientada, fornecendo todos os nutrientes necessários para o organismo, para que dessa forma, ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos, além de produzir energia que será consumida nas atividades diárias.

Uma boa dica, portanto, se você deseja seguir uma dieta baseada em nutrição esportiva, é procurar um profissional de confiança, dessa área para acompanhá-lo em seu treinamento, pois ele que irá determinar a melhor dieta para ser seguida durante e depois das atividades físicas. Certamente seguindo essas orientações, seu rendimento será melhor e o seu corpo ficará mais saudável.

 

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.