Algumas pessoas começam a frequentar a academia e a realizar seus treinos com frequência para alcançar o peso ideal ou apenas para ter o tão desejado bem estar. Outras pessoas no entanto, geralmente aquelas que já alcançaram o peso desejado, buscam em um segundo momento, aumentara a massa muscular de seu corpo.

Nesse caso, algumas pessoas optam pelo ganho de massa muscular apenas pela estética corporal, para manter as curvas mais bem definidas e seu corpo mais atraente, por outro lado, há pessoas ainda que buscam esse ganho de massa muscular para participar de competições, como é o caso de fisiculturistas.

Entretanto, todos sabem que o ganho de massa muscular não é uma tarefa fácil e rápida, pois, ela exige muita disciplina, dedicação e persistência da pessoa. Para que os músculos comecem a crescer, é preciso que o atleta, ou praticante de atividade física, associe exercícios físicos regulares e intensos, dieta balanceada, períodos corretos de descanso e horas adequadas de sono e repouso.

massa muscular e suplementos

O que é necessário saber com relação a isso, é que independente do objetivo de cada um, o uso de suplementos alimentares durante esse processo, quando acompanhado de um especialista em nutrição esportiva, é essencial não apenas para acelerar o processo de ganho de massa muscular, mas também para proteger o corpo de doenças provocadas pela perda de nutrientes durante as sessões de treinamento.

No mercado há uma série de suplementos alimentares que auxiliam e aceleram o ganho de massa muscular, mas para aqueles praticantes de atividade física e atletas que estão iniciando essa fase de sua vida, é bastante difícil ou mesmo complexo saber escolher o melhor tipo de suplemento alimentar, visto que cada um tem sua finalidade, e cada pessoa tem um objetivo.

Para te ajudar nessa escolha, preparamos uma lista com os principais suplementos alimentar existentes no mercado, que contribui para o processo de ganho de massa muscular.

Top 5 de suplementos alimentares para ganho de massa muscular

  • Whey ProteinsWhey Protein

As Whey Protein, são certamente os suplementos alimentares mais procurados por atletas e praticantes de atividade física que pretendem obter massa muscular. Em sua formulação há uma série de proteínas, mas a principal delas é a proteína presente no leite, elas são as responsáveis pelo ganho de massa muscular.

Essas proteínas provenientes do leite, são extraídas durante o processamento de queijos. Além de possuir essas proteínas, as Whey Protein contém todos os aminoácidos que não são produzidos naturalmente pelo nosso corpo.

Dentre as funções existentes das Whey Protein, as principais são sua contribuição para um melhor desempenho dos grupos musculares durante os exercícios e para a recuperação muscular no pós-treino, fazendo-os crescer, consequentemente. Além do mais, esse suplemento alimentar ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no controle da saciedade.

Esse suplemento alimentar pode ser encontrado em três formas, concentrado, hidrolisado e isolado, sendo que esse último é indicado para pessoas com intolerância a lactose – o açúcar presente no leite. – Ele pode ser vendido em pó, líquido, gel e barras.

Quando ingerido no pós-treino, as Whey Protein podem estimular a recuperação dos tecidos musculares afetados durante o treino e que sofrem micro lesões durante as atividades físicas para ganho de massa muscular, outras pessoas optam por tomar antes dos exercícios com o objetivo de proteger seus músculos. As duas formas de ingestão são corretas.

Uma dica super importante, é que não existem suplementos alimentares masculinos e femininos, todos funcionam da mesma forma, ou seja, tem o mesmo mecanismo de ação no organismo, o que diferencia um do outro, é simplesmente a resposta do organismo, uma vez que a resposta metabólica e hormonal atuam de formas diferentes entre pessoas e, principalmente entre gêneros.

  • BCAABCAA

Um outro suplemento alimentar que é composto de aminoácidos e como principal tem função exercer um papel essencial na formação da musculatura e consequentemente auxiliar no ganho de massa muscular, é o BCAA, ou Branch Chain Amino Acids – em inglês – ou aminoácidos de cadeia ramificada – em português. O BCAA é fundamental para que haja a manutenção das proteínas existentes em nosso corpo e seu funcionamento, isso porque esses aminoácidos são as principais unidades da composição de uma proteína.

Dentre as principais funções do BCAA em nosso organismo podemos citar a recuperação muscular, melhora a força e auxilia no catabolismo muscular potencializando processamento desse composto no organismo a reparação do tecido e o desenvolvimento de um novo, amenizando a fadiga corporal e promovendo a síntese de proteínas são as que mais se destacam.

O BCAA também é uma excelente fonte de nitrogênio para a fusão da glutamina, um aminoácido abundante no tecido muscular, que funciona como um combustível reduzindo a quebra de moléculas proteicas no organismo, de forma mais simples, pode-se dizer que o BCAA evita aquela dorzinha chata do pós-treino.

Esse suplemento alimentar pode ser encontrado em pó ou em cápsulas nos mercados especializados.

  • MaltodextrinaMaltodextrina

A principal fonte de energia para o nosso corpo, é sem sombra de dúvidas os carboidratos, e por essa razão, é fundamental que eles estejam presentes durante as sessões de treinos prolongados, pois, dessa forma o atleta ou praticante de atividade física terá mais energia para treinar e obter massa muscular.

Uma das fontes mais recomendadas de carboidratos é a maltodextrina um suplemento alimentar composto de carboidratos que ajuda na manutenção e na disposição corporal para a realização de atividades físicas de média e longa duração.

Esse suplemento alimentar pode ser encontrada apenas é pó, e deve ser consumido uma hora antes do treinamento para ganho de massa muscular, é importante seguir essa recomendação porque esse é o período necessário para que ele possa ser liberado no organismo, evitando dessa forma que proteínas e aminoácidos sejam desperdiçados como fonte de energia,

  • HipercalóricosHipercalóricos

Os hipercalóricos é um outro tipo de suplemento alimentar bastante procurado por esportistas e praticantes de atividade física. Ele é composto de proteínas e ou aminoácidos com carboidratos simples, complexos ou a mistura de todos eles – isso depende de cada marca.

Sua principal função é oferecer energia para o treino e grandes quantidades de proteínas para o desenvolvimento e crescimento muscular, dessa forma, essas substâncias podem desempenhar suas funções de maneira correta e adequada para o organismo, sem alterar suas funções.

Entretanto, o consumo de suplementos alimentares hipercalóricos deve ser realizado com cautela, isso porque se a quantidade de carboidrato ingerido não for adequadamente queimado durante a prática de exercícios físicos, para se tornar massa muscular, ele poderá ter efeito contrário, e a pessoa poderá engordar.

Um outro fator importante, é que essa substância eleva a produção de insulina no organismo, podendo levar a crise de hipoglicemia ou efeitos colaterais como náuseas, vômitos e diarreias.

 

  • Creatina

    Creatina

A creatina é um suplemento alimentar usado para ajudar no aumento da força durante o treinamento fazendo com que os músculos inche, e consequentemente, auxilia na ganho de massa muscular. Ela é composta basicamente de aminoácidos, e é vendido em pó devendo ser misturado à água.

A creatina age da seguinte forma no organismo: ela retém água dentro do músculo, fazendo com que as fibras aumente seu tamanho das fibras e, dessa forma, as células permanecem mais hidratadas, estimulando assim o crescimento muscular.

O uso da creatina também favorece aqueles atletas que desejam ganhar massa muscular e praticam treinos de explosão de força, pois, ele auxilia na produção de energia imediata.

Entretanto, é preciso ter cautela no uso desse tipo de suplemento alimentar, isso porque, devido ao fato da creatina estimular a retenção de líquido nos músculos, ela pode prejudicar alguns órgãos, como os rins, isso porque a excreção de urina é reduzida.

Por essa razão, o recomendado é que seu consumo seja realizado com pausas mensais, ou seja, você consome por um ou dois meses, suspender por um, dessa forma, você irá evitar essa retenção de líquidos.

Agora que você conheceu os principais suplementos para ajudar no ganho de massa muscular, escolha o que melhor se adapta ao seu objetivo, mas não se esqueça de consultar sempre um especialista e realizar exames periodicamente para evitar que fique doente.

 

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.