Muitos de nós sabemos que para que haja a perda de peso de forma saudável é necessário mais do que apenas a prática de exercícios físicos regular, ou seguir uma dieta saudável.

É fato de essas duas atividades separadas, pode até ter algum efeito, entretanto, a realização de ambos – a prática de exercícios físicos regular e seguir uma dieta saudável, –  de forma conjunta, é a melhor forma de perder peso de maneira efetiva e bem sucedida.

Essas informações não são disponibilizadas de forma aleatória, elas são oriundas de pesquisas, como uma realizada pelo Ministério da Saúde, que indicou que os homens praticam mais exercícios físicos em seu tempo livre do que as mulheres – os motivos não foram divulgados.

Esse estudo ainda mostrou que praticamente metade da população brasileira, está acima do peso ou são obesas, e cá entre nós, esses dados são bem alarmantes, uma vez que o risco de desenvolver algumas doenças, como diabetes e hipertensão acaba sendo maior.

Há programas do governo nas esferas municipais, estaduais e federais, para a redução desses números, como por exemplo, a implantação de academias em praças e parques em algumas cidades, porém, como já foi dito inúmeras vezes por especialistas, o exercício físico por si só apenas estimula o crescimento muscular, mas não proporciona sozinho à perda de peso.

Já com relação a realização de alimentação saudável, sabemos que ela tem efeito evidente apenas na redução das camadas de gordura do corpo, entretanto, a dieta não faz com que os músculos se enrijeçam, e a pele ainda pode ficar flácida, dependendo da quantidade de peso que foi eliminado com essa dieta.

E por essa razão, a prática de exercícios físicos deve estar associada a uma alimentação saudável e balanceada, para que assim, haja um equilíbrio, e como resposta do nosso corpo, ele será remodelado, tornando-se mais forte e bonito, pois você irá perder peso e fortalecer a musculatura, simultaneamente.

Além disso, o sistema imunológico e cardiovascular – na verdade todo o corpo – ficará mais fortalecido, e menos propenso ao desenvolvimento de diversas doenças.

Exercícios físicos

Não existe uma regra que indique qual o melhor exercício físico, ou quantas horas por dia, ou quantas vezes por semana ele deve ser praticado.

O importante é escolher algo que lhe faça bem, que realmente agrade e o faça se sentir à vontade e feliz. Não adianta você escolher por exemplo correr, se essa não é uma prática esportiva que mais lhe agrade, pois essa atividade pode se tornar maçante e em um curto espaço de tempo, você acabará por desistir dela.

Portanto, busque algo que realmente goste e ame, assim, após você alcançar o seu objetivo e não irá parar de realizar os exercícios físicos, pois, provavelmente você colocará outra meta a ser atingida.

Alimentação saudável

Para que o seu prato seja um aliado do seu treino, não é preciso que você elabore dietas mirabolantes ou gaste com alimentos caros, como já mostramos aqui no blog, isso pode ser realizado de forma simples e rápida, com receitas fáceis e saborosas.

perda de peso 2É importante que você como antes e depois da realização dos exercícios físicos, isso porque quando qualquer atividade é realizada em jejum, o corpo tende a utilizar como fonte de energia nutrientes existentes nos músculos e não dos depósitos de gordura.

Para que o corpo use como fonte de energia para a prática de exercícios físicos aquela gordurinha localizada, é fundamental que seja ingerido algum tipo de alimento saudável, seja ele uma fruta, castanha ou um shake.

A ingestão de alimentos pré exercício físico é importante porque o combustível necessário para a realização da atividade muscular é o açúcar, que, na forma de glicogênio muscular, permite a manutenção de trabalhos que exigem força.

Por essa razão, quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, o organismo não consegue manter a mesma, e como consequência, o corpo fica fraco e o rendimento durante os exercícios físicos são prejudicados.

Alguns nutricionistas indicam a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pão, biscoito, leite, iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barra energética, pois esses nutrientes que irão fornecer a energia necessária para se evitar que o musculo fadigue mais rapidamente.

Vale ressaltar aqui que, depende muito do organismo de cada um e do objetivo a ser alcançado, por essa razão, é sempre importante consultar um especialista que irá indicar a melhor dieta.

Tipos de nutrientes que devem ser ingeridos diariamente

Independentemente do tipo de dieta que você está fazendo, seja ela para redução de peso, ganho de massa muscular ou apenas manutenção do peso, é importante que haja a ingestão de todos os nutrientes essenciais para o organismo.

Os carboidratos são essenciais para a reposição da energia que foi consumida durante a atividade física, por essa razão é fundamental que ele esteja presente nas refeições, entretanto, é importante tomar cuidado com a quantidade que será ingerida, pois ele pode se acumular em regiões indesejadas – como aquele culotinho – e para perder depois, é bem difícil.

Os nutricionistas afirmam ainda que, não é recomendado comer uma quantidade grande de carboidrato durante a noite, pois além do fato de estarmos dormindo e o gasto energético nessas horas ser menor, ele pode dar energia e você terá problemas para dormir durante a noite, prejudicando assim a reposição e manutenção de energia para as atividades do dia seguinte.

perda de peso 3Um outro nutriente fundamental e que não pode faltar nas refeições, são as proteínas. As proteínas são as substâncias que atuam no nosso organismo, permitindo que o corpo fique definido, quando praticamos exercícios físicos, isso porque elas são responsáveis pela síntese da fibra muscular.

Para que o efeito das proteínas sejam efetivos no organismo, é preciso que seja incluído na alimentação carnes magras, clara do ovo, leite e leguminosas nas refeições.

Além disso, é importante também que após a realização dos exercícios físicos ocorra a ingestão de proteínas, pois, ela irá auxiliar na recuperação de músculos que podem ter sido lesados durante o treino.

Ingestão de gordura

Todos sabemos como é gostoso, comer algo calórico, como pizza ou lanches de fast food, porém a quantidade de gordura nesses alimentos podem ser altamente prejudicial, não apenas pelo fato de estar fazendo uma dieta, mas também devido suas consequências danosas ao organismo.

Entretanto, o que algumas pessoas não sabem, é que o nosso corpo depende de gordura para o transporte de substâncias como as vitaminas A, D, E e K, e no caso das mulheres, para a síntese e transporte de hormônios.

Dessa forma, para conseguir manter o equilíbrio, é importante controlar a ingestão de gordura na alimentação, e comer sempre alimentos que tenham a conhecida “gordura boa”, como peixes, azeites e óleo de coco.

Hidratação 

perda de peso 4Não adianta apenas ir para a academia, realizar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável e regrada, é essencial que associado a tudo isso, o corpo seja hidratado periodicamente.

O corpo precisa de água para realizar diversas funções em nosso organismo que vão desde manutenção da temperatura corporal, até a transpiração e a excreção de substâncias indesejadas presentes no nosso corpo.

Por isso, a hidratação ao longo de todo o dia é indispensável na rotina de quem faz exercícios físicos frequentemente.

A desidratação causada pela falta do consumo de água pode ser extremamente prejudicial para todo o corpo e para a saúde, por isso, é importante que seja consumido pelo menos, dois litros de água por dia.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.