Para qualquer atleta a alimentação para ganhar massa muscular é fundamental para ganhar massa muscular rapidamente. Aliando a alimentação adequada, com uma hidratação ideal, com o treino correto, o atleta vai conseguir alcançar o seu objectivo mais rapidamente do que estava à espera. Contudo, existem muitos atletas que não sabem exatamente qual é a alimentação adequada, por isso seguem várias dicas para uma alimentação diária, fazendo-a cumprir ao máximo de forma a atingir o seu objectivo.

Proteínas

As proteínas são nada mais nada menos do que a essência do próprio músculo, por isso se o atleta não ingere a quantidade certa de proteínas na sua alimentação, o desenvolvimento da sua massa muscular não será facilitada. É indicado que dê preferência à ingestão de carnes brancas, pois estas possuem muito menos gordura que as carnes vermelhas.

Hidratos de Carbono

Os hidratos de Carbono são responsáveis pela energia do corpo humano, por isso quando não existe uma ingestão de hidratas de carbono ideal, o corpo vai ressentir-se bastante, principalmente no caso de um treino intensivo. Os hidratos de carbono, ou também denominados de carboidratos, podem ser encontrados no pão, massas e arroz. No entanto é aconselhável que o atleta dê preferência aos integrais, pois são feitos com o grão inteiro do cereal e com muito mais nutrientes, ideal para as refeições antes dos treinos.

Gorduras

Pode parecer estranho que a alimentação de um atleta requeira gordura. No entanto é necessário identificar que apenas as gorduras boas, pois nem todas são boas para consumir enquanto que o objetivo é ganhar massa muscular rapidamente. As gorduras mas podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como é o caso de manteiga, banha, leite e alimentos fritos, sendo estas as gorduras a evitar. Porém deverá optar por gorduras de origem vegetal, como é o caso das gorduras existentes na constituição do azeite.

Legumes e Frutas

Os legumes são essenciais numa alimentação. Mesmo que não seja para ganhar massa muscular rapidamente, já que as vitaminas e minerais existentes nos legumes frescos vão manter o seu organismo saudável. E com toda a energia necessária para aguentar treinos constantes. Por outro lado, a fruta não deve ser ingerida em grande quantidade, pois apesar da sua constituição vitamínica, esta contém também muito açúcar que poderá prejudicar todo o objectivo proposto pelo atleta.

Suplementos

Os suplementos de vitaminas e proteínas são ideias para conseguir complementar uma boa alimentação. É necessário noção que não deve abdicar da alimentação com a ingestão de suplementos. No entanto creatina, batidos de whey protein, glutamina e l carnitina. Entre outros, são ideias para juntar a uma alimentação adequada.

Além dos cuidados sobre os alimentos que os atletas devem ingerir… Estes devem também ter cuidados com os horários, os treinos e ainda o descanso. Os horários das refeições vão fazer com que o seu organismo espere uma determinada regularidade de ingestão de alimentos, habituando-se assim a um determinado funcionamento. Grande atletas e nutricionistas afirmam que o ideal são 6 refeições por dia, 4 principais e 2 complementares.

As refeições antes e após os treinos são completamente essenciais e devem ser tomadas com todo o cuidado, quer a nível de rapidez de ingestão, quer a nível de alimentos escolhidos. Estas refeições vão contribuir automaticamente para o ganho de massa muscular da forma adequada e saudável.

O descanso, tal como a alimentação equilibrada, é essencial para que o seu corpo contribua eficazmente para ganhar massa muscular rapidamente. O descanso vai fazer o seu corpo recuperar até ao próximo treino, algo que se não acontecer, levará a um mau treino, a um treino sem qualquer fundamento e pode muito bem causar problemas físicos.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.