Recentemente tive uma conversa com alunos na sala de musculação, sobre o que seria o básico do básico para ganhar músculos.

Então um disse uma coisa, outro veio com outro argumento, e disso resolvi agrupar as principais questões em 6 simples dicas para quem quer começar ou já está na pegada de aumentar sua musculatura.

Vamos a elas:

  1. Ter No Mínimo 7 Horas De Sono Por Noite

O primeiro, que vale para qualquer melhora de desempenho na vida, é ter uma boa noite de sono. Nosso corpo precisa deste período, é primordial que ele entre no estado de repouso. Mesmo que você pegue pesado nos treinos, se não dormir bem, muito do seu esforço irá por agua abaixo.

A reparação e o crescimento muscular ocorrem em boa parte durante essas 7 horas que estou sugerindo como mínimas. O hormônio que cuida destes dois setores é liberado somente a noite, portanto, vamos estimular isso em nosso organismo.

Por outro lado, para quem dorme menos, o resultado será o stress, causado pela liberação de outro hormônio, o cortisol. O mesmo que diminui o rendimento nos treinos e por isso dificulta o ganho de massa muscular.

Já pra cama!

  1. Procure Ingerir Alimentos Ricos Em Nutrientes Para Ganhar Músculos

Organismo sem nutrientes não constrói músculo. Você já deve ter ouvido essa frase, ou algo parecido, de um amigo, ou professor.

Parece banal, mas é isso mesmo! Vitaminas e minerais são necessários para que seu corpo se desenvolva, além de simplesmente os treinos fortes e a suplementação. Sem alguns destes nutrientes, nada adianta tomar sua Whey após o treino.

A partir do final da leitura deste texto, adicione frutas, verduras e legumes a sua alimentação diária, espalhando-os nas refeições de seu dia, e com certeza irá perceber grandes melhoras.

  1. Saiba Quantas Calorias Seu Corpo Consome E De A Ele Ainda Mais

Assim como para pagar suas contas no final do mês, é preciso gastar menos do que você ganha. O corpo precisa de uma fonte maior de calorias diárias do que o que ele consome.

Esse item é muito importante, já que se o corpo não tiver calorias para buscar a energia, ele buscará em seus músculos, e ao invés de aumentá-los, ele acabará por diminuí-los.

  1. Fique Atento À Quantidade De Proteínas Que Deve Ingerir

Estudos comprovam que para cada quilo de nosso corpo, devemos consumir de 2g a 3g diárias de proteínas. Sempre distribuídos entre as refeições em alimentos e a suplementação.

Assim como as outras dicas deste artigo, esta é primordial que se leve a risca, pois as proteínas são os “tijolos” que serão usados por nosso organismo para o crescimento muscular. Sem isso, não haverá como ter seu desempenho melhorado.

  1. Mude Os Treinos Com Certa Frequência Para Ganhar Músculos

Cada movimento / exercício trabalha certos músculos. E mesmo que naquele manual ou no “desenhinho” do aparelho esteja mostrando que aquele aparelho é para Bíceps, saiba que ele trabalha outras partes da musculatura de seu corpo também.

Sabendo isso, é sempre importante, além de estimulante, alterar os treinos, os aparelhos e os movimentos, pois isso lhe trará benefícios diversos no ganho de massa muscular.

  1. Músculos Cansados = Resultados A Caminho

Leia com atenção este item, não quero dizer que você deve forçar sua musculatura a ponto de lesioná-la. Mas que você deve ter em mente que, se seus treinos forem tranquilos, sem aquele esforço “a mais”, os resultados nunca aparecerão.

Na linha da dica 5, a mudança de movimentos dos treinos fará com que sempre haja um novo desafio em sua rotina de ganho de músculos, e isso lhe trará a motivação necessária para sempre querer mais.

 Então é isso, bons treinos!

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.