Transformar um corpo magrinho e franzino em um corpo sarado, esbelto e com curvas sinuosas é o sonho de muitas pessoas. Mas o caminho que leva a esse resultado, nem sempre é procurado, seguido ou até mesmo conhecido…

No momento de malhar e correr atrás do ganho de massa muscular, tudo influencia, seu treino, sua dedicação, o clima, sua genética, etc… Mas estudos comprovam que o resultado pode e é influenciado em cerca de 60% pela alimentação.

Saiba então, como alimentar seu corpo.

Proteínas Naturais

Nossos músculos são em sua maior parte constituídos de proteínas. Para que nosso corpo sintetize e produza mais músculos, precisamos ter uma ingestão considerável de proteínas diariamente. O ideal é ter proteínas em todas as refeições.

Os alimentos com grande quantidade de proteínas são os de origem animal, carnes, ovos, leites e seus derivado. Mas cuidado, para não ingerir gordura em excesso. Bem é verdade que a gordura é necessária para que nosso metabolismo funcione corretamente. Mas gordura demais pode causar danos à saúde.

Opte por comer carnes magras como peito de frango e peixes, o cação e o atum são ótimas opções por serem fáceis de preparar e terem um custo acessível. Quanto ao leite e seus derivados, procure por opções com baixo teor de gordura reduzido.

Outro herói o ganho de massa magra é o ovo, tão criticado por alguns, mas é sem dúvida um dos alimentos mais ricos em proteínas e vitaminas. Porém opte por comê-los cozidos, ou feitos no micro-ondas sem óleo. Coma a clara e gema também, pois a gema é grande fonte da conhecida colina, uma substância que colabora para que a gordura ruim depositadas nas artérias seja dissolvida.

Líquidos

A maior parte do nosso corpo é composta como todos sabem, de água, e para que nosso corpo consiga trabalhar bem não pode sofrer com a falta de líquidos. O ideal é beber de 3 a 4 litros de água por dia, não se deve esperar a sede chegar para beber água, pois a sede já um sinal de desidratação, isso mesmo, se você sentiu sede é porque seu corpo já está desidratado.

Pense da seguinte forma, você espera acabar a gasolina acabar antes de abastecer o carro? Claro que não, então porque fazer isso com seu corpo? Mantenha seu corpo hidratado sempre, se não gosta de beber água, alterne com suco de gelatina, chás e sucos de frutas. O importante é não se esquecer de manter o líquido sempre por perto e dentro de você.

Vegetais (frutas – legumes – verduras)

Sim, os vegetais têm de estar presente na dieta mesmo para aqueles que não querem emagrecer. Os vegetais são fontes incríveis de vitaminas e sais minerais serão responsáveis por manter nosso corpo nutrido, repondo os minerais e vitaminas que perdemos durantes os treinos.

Para que seu corpo possa se desenvolver, não pode estar fraco, então se lembre de nutri-lo em cada refeição.  Inclua vegetais e frutas em seus lanches e refeições. Para quem não gosta de salada, vale o esforço de misturar com outros alimentos e ingerir, pois se faz bem a nossa saúde é um justo preço a pagar. Utilize o conceito oriental do prato colorido no momento de escolher os alimentos, verdes, vermelhos, amarelos, laranjas, quanto mais coloridos, mais vasta é a quantidade de nutrientes que estará recebendo.

Carboidratos

Os carbos são essências para nos dar energia, eles serão as baterias que nos vão possibilitar os treinos pesados. Mas Cuidado, nada de exagerar. Pode incluir na dieta as massas, pães e batatas. Mas dê preferência às linhas integrais, pois além de fornecerem energia, são funcionais e colaboram com o funcionamento dos intestinos.

As batatas podem ser consumidas sem problemas e receios, mas cozidas ou assadas, nada de comer batatinha frita e dizer que faz parte da dieta. Os carboidratos podem e devem ser incluídos em todas as refeições, exceto no jantar. A noite opte por porções de proteínas e vegetais no geral, pois os carboidratos são em síntese açúcar e quando ingeridos em excesso, acabam tornando-se depósitos de gordura.

Suplementos

Ao final de tanta comilança, resta-nos ainda mais uma alternativa, os famosos suplementos alimentares. Os suplementos não devem substituir os alimentos, apenas complementarem a dieta. No mercado em geral encontramos produtos muito bons e com preços acessíveis, mas procure em locais apropriados e investigue bem o que está comprando. Vou citar aqui dois suplementos principais

  • Proteicos: Mais conhecidos como WHEY PROTEIN, são normalmente vendidos em pó, que deverá ser dissolvido à água, e ser utilizado antes e depois dos treinos. Nada mais é do que a proteína extraída do soro do leite. Para quem tem dificuldade de ganho de massa muscular é um grande aliado.
  • Aminoácidos: Os famosos BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada essências a formação da musculatura. Vão auxiliar na regeneração da musculatura e impedir que a musculatura seja consumida em caso de falta de energia.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.